A EMEF Vila Progresso foi criada em 1993 com o objetivo de atender alunos do assentamento rural e inaugurada em fevereiro de 1994 na gestão do prefeito Aloísio Santos, tendo iniciado o atendimento em março nos dois turnos, matutino e vespertino, funcionando o ensino fundamental de 1ª a 4ª séries.
O nome da escola ficou sendo o do próprio bairro, sendo que, recentemente foi realizada uma Assembléia de Pais, para decidirem o nome da escola que ficou EMEF "Almerinda Portela Colodette".
A EMEF "Almerinda Portela Colodette" tem como filosofia quatro pilares do conhecimento que são: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos, aprender a ser, vivendo deste modo uma experiência global, por meio do diálogo, formando cidadãos conscientes, capazes de agir e interagir no meio em que vive buscando a qualidade de vida.
Defendemos ainda, a idéia de que o processo educativo não acontece somente nos limites da sala de aula, ele precisa ser concebido como um processo mais amplo que incorpora não só o processo ensino-aprendizagem da sala, mas ultrapassa-a, abarcando outras ações, em outros momentos e outros espaços.
A primeira diretora da Escola foi Maria de Fátima, por indicação da SEME.Este ano tivemos a oportunidade de ter o primeiro processo democrático de eleição de Diretores e Coordenadores. A diretora eleita foi a Léa.